quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Fado ilustrado - O processo criativo- (parte II)

Há poucos dias atrás, alguém me perguntou porque é que eu tinha
desenhado a rainha D. Amélia tão alta em relação ao rei D. Carlos,
e se era uma maneira de ridicularizar este último ou a própria
monarquia. Que nenni! diria a nossa rainha de origem gaulesa.
D. Amélia media 1m82 e era uma mulheraça. Como diria um
amigo meu do Porto, era uma toura. houve aliás alguns rumores
de que ela tardou em casar por não encontrar mais cedo um
príncipe que aceitasse de bom grado passar por meia-leca nas
cerimónias protocolares ao lado daquela figura colossal. O nosso
príncipe sabia bem que os portugueses não se medem aos palmos
e não teve problemas com isso. No álbum não pude falar de tudo
e tenho alguma pena não ter cavado mais sobre a atitude generosa
que aquela mulher teve perante o povo português mesmo depois
de ter sido banida. Sem conotações políticas, eu diria que ela merecia
um álbum só para ela.

N. do A. No Porto soube que abaixo da toura, existe a febra, e mais
pequena e mais delgada ainda, pode conviver com uma filete.