terça-feira, 30 de março de 2010

Edgar Allan Poe


Há cerca de meia- dúzia de anos atrás propuseram-me tratar
do design, das ilustrações, e de inventar as personagens para
um CD didáctico, a Turma do saber. Entretanto só depois de ele
já estar à venda , é que me dei conta de que apesar de lá constar
o nome de todos os colaboradores, inclusive o da senhora da
limpeza da editora, que se esqueceram de mencionar o meu nome.
O nome do fulano cuja única tarefa foi telefonar-me com um ar
aflito a pedir para lhe "inventar um universo" apareceu em extra
bold a pingar tinta. (Sem mais comentários, que já tenho os pelos
das costas eriçados.)
Para esse CD pediram-me vários retratos estilizados de
personalidades da História universal. Um deles foi um dos meus
escritores predilectos, Edgar A. Poe, o criador do detective Dupin,
um precursor do S. Holmes.

N.B. A culpa não foi de maneira nenhuma da editora,
cujo responsáveis ficaram tão
surpreendidos quanto eu.