terça-feira, 7 de dezembro de 2010
The good, the bad and the ugly.
Quando vi pela primeira vez O bom, o mau e o vilão, de Sergio Leone,
pensei que se um dia fosse realizador de cinema, seria daquela maneira que
quereria filmar as cenas. Foi uma revelação. E não só no cinema: Já se fala
em BD ao estilo do western spaghetti, (entenda-se com realizador italiano
e filmado em Espanha). O sucesso de filmes como Once upon a time in the
west acabou por ser tão brilhante, que os americanos acabaram por copiar
os italianos em coboiadas filmadas nos EUA. Sergio Leone, o génio por detrás
desse sucesso, ainda chegou a assinar com um nome americanisado. Hoje,
alguns dos peplum onde ele participou como "americano" têm entre parênteses
o seu verdadeiro nome como para garantir a qualidade.
Clint eastwood nunca teria o estatuto que tem sem os western spaghetti.
Hoje em dia, se se quiser criar um ambiente de duelo entre pistoleiros seja para
uma publicidade, seja para anunciar um western, a primeira imagem que logo é
identificada é a de dois tipos mal barbeados com ponchos empoeirados a mastigar
um charuto e um ar flauta ou de harmonica de Ennio Morricone. Não os
"limpinhos" John Wayne ou Gary Cooper.